Um dos maiores erros que um empreendedor pode cometer é o de não realizar ações de pós-venda.

    Normalmente, as pessoas estão pensando em como atrair novos clientes, mas esquecem de que quem já comprou com você uma vez e teve uma excelente experiência de compra, tem mais chances de voltar a comprar.

    E o que faz você voltar a vender para uma mesma pessoa? Além de ter entregado algo de qualidade e suprido a expectativa do seu cliente, existe um conjunto de ações estratégicas que são chamadas de pós-venda e faz com que seu cliente volte a comprar sempre com você.

    O que é o pós-venda?

    O pós-venda é este conjunto de ações que são realizadas até mesmo antes da venda, mas com o foco no que acontecerá depois que o cliente pagar e receber seu produto ou serviço.

    Basicamente, são as estratégias que você precisa ter antes mesmo de vender para fidelizar aquele cliente em seu negócio.

    Por isso, o pós-venda não se trata apenas do que você pode fazer depois da venda, mas sim sobre como o cliente passa a se sentir com relação a sua empresa depois que ele fez a compra.

    Vamos ser mais claros…

    Suponhamos que você possui uma loja de roupas e uma pessoa entrou na sua loja. Logo de imediato ela foi bem atendida com uma recepção simpática, mas respeitosa de uma vendedora.

    Quando precisou de ajuda, esta mesma vendedora conseguiu oferecer aquilo que a cliente estava buscando.

    Ela foi bem atendida, fez a sua compra e saiu da loja satisfeita por encontrar o que queria, ter gostado do preço e da qualidade dos produtos.

    Esse sentimento que foi gerado desde o primeiro momento em que ela foi atendida permanecerá com ela por muito tempo. E, quando quiser outra roupa, ela se lembrará da sua loja com o sentimento de que foi bem atendida e que é na sua loja que ela encontra o que precisa.

    Isso já faz parte de uma boa estratégia de pós-venda.

    Porém, não é tudo! Você ainda pode fazer muito mais para fidelizar seus clientes. Afinal, todo mundo sabe que um bom atendimento ao público é o básico que qualquer empresa precisa oferecer.

    O que você pode fazer para se destacar? O que você pode fazer para ir além do seu pós-venda?

    Vamos te ajudar com 3 ações práticas para construir um pós-venda estratégico e eficaz abaixo.

    Contato

    O primeiro passo para você conseguir construir uma estratégia de pós-venda é você nunca perder o contato dos seus clientes. E isso é algo que acontece muito com lojas físicas! Muitas vezes a pessoa entra, compra, sai e o empreendedor não tem nenhum vínculo com aquele cliente.

    E existem dois modos de você manter o contato com seu cliente: através de uma forma de contato pessoal do cliente (WhatsApp e/ou e-mail), ou através de redes sociais da própria loja.

    Neste segundo caso, você pode comunicar o cliente na hora da compra sobre a existência da loja nas redes sociais (avise que lá ele fica sabendo das novidades e ofertas, por exemplo).

    Este é o passo essencial para que os outros dois possam acontecer…

    Relacionamento

    Com o contato direto com o cliente, você tem a chance de construir um relacionamento com ele.

    No caso de ter obtido o contato pessoal dele, isso varia muito! Por exemplo, se for o WhatsApp você pode pedir a ele para responder uma pesquisa de satisfação sobre a sua experiência de compra na loja (o que também é muito importante para a elaboração de estratégias de pós-venda!).

    Mas, se for por e-mail, você tem a possibilidade de construir uma série de e-mails de relacionamento com aquele cliente.

    Para as redes sociais, isso facilita ainda mais! O seu trabalho passa a ser ajudar esse cliente com soluções que ele precisa no nicho em que você trabalha.

    Voltando ao exemplo da loja de roupas, dentro das suas redes sociais você precisa construir um relacionamento com esta cliente oferecendo soluções que ela precisa.

    Ou seja, oferecer um conteúdo de qualidade que mostre que a sua loja é uma autoridade no assunto (roupa, moda e estilo).

    Ofereça conteúdos de problemas reais que a suas clientes enfrentam com soluções que funcionem e faça em cima disso um relacionamento da sua loja com elas.

    Oferta

    Agora chegou o último passo: oferecer novamente seu produto ou serviço!

    Este é o momento em que você mostra as novidades ou mostra um produto complementar àquele que seu cliente comprou e ele pode precisar (em caso de contato pessoal).

    Esta é uma estratégia essencial e muito usada por grandes empresas.

    Por exemplo, quando uma pessoa compra em uma grande loja um produto a ser usado na gravidez, ela provavelmente vai passar a receber e-mails com anúncios de produtos pelos próximos dois anos.

    Primeiro, receberá vários e-mails de produtos para gravidez, em seguida para um bebê recém-nascido, depois para uma criança de 6 meses a 1 ano, e depois para crianças acima de 1 ano…

    Percebe como isso é um pós-venda eficaz? Você passa a mostrar ao seu cliente exatamente aquilo que ele precisa, quando precisa!

    E isso pode ser aplicado para qualquer negócio, desde que você faça um bom planejamento e estudo sobre quem é o seu cliente e o que ele busca.

    A melhor forma de você aumentar as suas vendas é oferecer a pessoa que já vai comprar com você o melhor atendimento que ela pode receber e o melhor produto que ela pode ter.

    Com isso, essa pessoa sempre vai querer comprar na sua loja, caso você consiga manter contato com ela, construir um relacionamento e  oferecer aquilo que ela precisa depois.

    E veja bem: é muito mais fácil vender para quem já conhece sua empresa e teve uma boa experiência do que conquistar a confiança de uma pessoa que nunca comprou um produto ou serviço seu!

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