A utilização de animação na comunicação da sua marca é uma das maiores tendências da atualidade. 

    O design de animação está presente em diversos segmentos da nossa vida, desde filmes, comerciais, jogos e vários outros. 

    Dessa forma, cada vez mais empresas estão buscando essa alternativa na hora de promover a sua empresa e os seus negócios, sendo um dos setores que mais cresce no país e no mundo.

    Graças aos grandes avanços da tecnologia, criar arte e utilizar na sua marca se tornou muito mais simples e prático do que você imagina, uma vez que não é mais necessário criar animações por meio de desenhos quadro a quadro, algo que era bastante comum a poucos anos atrás e se tornava um processo longo e dispendioso para os cofres da empresa que os buscava.

    Aqui em nosso país, as animações têm ganhado cada vez mais notoriedade e reconhecimento internacional. Há poucos anos atrás, a única animação do nosso país que era conhecida internacionalmente era a Turma da Mônica, de Maurício de Sousa. Atualmente, cerca de 20 séries brasileiras estão sendo exibidas mundo afora, enquanto outras 30 estão sendo produzidas e outros 20 longa-metragem também já estão em processo de produção.

    Alguns exemplos que podemos citar de produções brasileiras que ganharam notoriedade no cenário mundial foram a Galinha Pintadinha, Peixonauta, Oswaldo, Historietas Assombradas, Irmão do Jorel e Show da Luna. Cada uma dessas animações se tornaram um grande sucesso ao nível mundial, sendo traduzidas e adaptadas para mais de 100 países ao redor do globo.

    Dessa forma, houve uma explosão na quantidade de estúdios e produtoras que passaram a desenvolver animações no Brasil, ocasionando por consequência, uma alta na demanda por profissionais capacitados e com experiência na produção dessas animações, de modo a melhorar ainda mais a forma como os desenhos se comunicam com o público, aumentando a sua popularidade.

    Veja nosso artigo sobre como ter um bom desempenho com marketing digital.

    Como a animação é usada na comunicação

    Um dos principais pontos que merecem destaque em relação ao uso da animação na comunicação da sua marca diz respeito a infinidade de possibilidades, ou seja, existem milhares de opção de criação e reprodução de ideias, onde é possível criar mundos diferentes e ilustrar situações que seriam impossíveis de ocorrer na vida real, algo que não se aplica ao mundo das animações.

    Não existem limitações em relação ao tempo, a época e o lugar a ser retratado. Tudo é plenamente possível, onde até mesmo objetos que não possuem vida passam a se tornar animados, falando e se mexendo de forma semelhante aos seres humanos. 

    Com essas animações, um recurso bastante utilizado é a metáfora, conectando e se comunicando de maneira mais eficiente entre o público, onde é possível abordar temas complexos e de caráter sensível de maneira mais simplificada e leve.

    Animação e o público infantil

    As animações, em grande parte, são relacionadas ao público infanto-juvenil, mas principalmente ligadas às crianças, haja vista que os desenhos são muito fáceis de serem compreendidos e também em razão da utilização do humor através da fantasia, algo extremamente comum para as crianças, tornando o processo de aprendizado muito mais prazeroso que os demais.

    Através das animações, é possível incentivar a imaginação e o raciocínio das crianças, visto que eles têm o poder de concentrar toda sua atenção nesses desenhos, algo bastante difícil de acontecer com outras tarefas, por exemplo. Segundo pesquisas, apresentar desenhos animados às crianças é uma das primeiras formas de contato experimentada pela criança com o mundo real, com a diversidade cultural, os sons e as cores apresentadas nessas animações.

    Nesse caso, ainda que a economia brasileira gere cerca de 51,4 bilhões de reais por ano, a questão do licenciamento de patentes para marcas, produtos e serviços deve ser discutida publicamente. 

    Os profissionais de comunicação e marketing digital precisam permanecer focados e sensíveis a este tópico, contribuindo para evitar erros e não causar desentendimentos entre a marca e seu público. 

    Um exemplo de polêmica é a festa da linguiça, que foi ao ar há alguns anos atrás em formato de desenho animado nos canais de TV por assinatura. No entanto, os pais reclamaram que o canal era totalmente focado em tópicos adultos e sexuais na época. 

    Embora intimamente relacionada ao mundo infantil, a animação está se tornando cada vez mais popular entre os adultos, como as séries Ricky e Morty, South Park, American Daddy, Family Guy e The Simpsons.

    Portanto, os desenhos deixaram de ser voltados exclusivamente para o público infantil e tiveram um apelo maior para os jovens e adultos, como o exemplo dos desenhos mencionados acima. Com isso, o público começa a notar com maior intensidade a utilização da animação na comunicação da sua marca, sendo necessária uma boa equipe para criar uma animação de qualidade e que atinja o maior público possível.

    Como a utilização de animação ajuda na transmissão de mensagens ao seu público-alvo?

    Como já mencionamos anteriormente, a animação na comunicação da sua marca é algo que possibilita uma infinidade de opções. Isso ocorre, pois, não há limites para a criação, de modo que é possível animar objetos, casas, carros e todo tipo de coisa, adequando essa animação a mensagem que você deseja transmitir aos seus clientes, de modo a causar um impacto positivo na opinião pública a respeito do seu produto.

    Apenas a título de exemplo, podemos citar uma campanha feita por uma marca de chuteiras. Nessa campanha, são utilizados milhares de jogadores em forma de desenho animado. Com isso, foi possível juntar vários ídolos de várias gerações e animá-los de forma a utilizar aquela chuteira que está sendo promovida. Com isso, as pessoas criam uma opinião positiva em relação ao produto e por consequência, aumentando as suas vendas. 

    Dessa forma, utilizar animação na comunicação da sua marca se torna mais “barato” e pode trazer resultados melhores do que aqueles experimentados por campanhas utilizando pessoas ou objetos reais.

    Além da propaganda

    A utilização da animação vai muito além da propaganda, onde algumas instituições também exploram a utilidade desse recurso em outras situações. Devido à diversão dos desenhos animados e dos efeitos especiais, os designers de animação têm sido utilizados por empresas e instituições para as mais diversas finalidades, como, por exemplo, é amplamente utilizado em cursos de treinamento das empresas para ajudar a torná-los mais eficazes e mais agradáveis ​​para os usuários. Também podemos encontrar vídeos institucionais, tutoriais e várias outras situações onde a animação ajuda a transmitir e processar informações.

    Dessa forma, temos que esse recurso pode ser usado além da simples propaganda, sendo utilizada também a animação na comunicação da sua marca, de modo a demonstrar para os clientes que aqueles produtos que estão sendo comercializados pela sua empresa possuem qualidade e outros atributos que os tornam atrativos ao público, utilizando animações simples e de fácil compreensão, de modo a unificar a mensagem e permitir a compreensão por todos os tipos de público que a virem.

    Conclusão

    Como podemos perceber ao longo deste artigo, a animação na comunicação da sua marca pode ser utilizada de diversas maneiras, de modo a ser possível atingir quaisquer objetivos que sejam pretendidos com a sua veiculação. Isso porque, as possibilidades de criação são infinitas e proporcionam ao criador, o poder de se comunicar de maneira compreensível e clara com todos os tipos de público, desde crianças até idosos.

    Dessa forma, a proporção de pessoas que podem ser atingidas com essas mensagens se torna muito maior, permitindo que sua marca tenha um excelente alcance e por consequente um maior interesse por parte do público-alvo que deseja atingir, captando cada vez mais clientes através de uma comunicação simplificada.

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