Reconstruindo seu site? WordPress é a melhor opção

Admite. Seu site defasado está incomodando você há um tempo.

Seu site está parecendo cansado e desatualizado e poderia realmente precisar de uma nova camada de tinta. Talvez até um novo conjunto de portas e janelas.

É hora de uma reformulação do site.

Se já se passaram 5 a 10 anos ou mais desde que você trabalho com a criação de site, muita coisa mudou no mundo do desenvolvimento web. Talvez a maior mudança sejam as diferentes plataformas nas quais os sites agora são construídos.

Pense em uma plataforma como o “sistema operacional” do seu site.

O site que você está visualizando agora é baseado na plataforma WordPress. Mudei para o WordPress em 2007 e é a plataforma agora usada exclusivamente em todos os sites de clientes que desenvolvemos, relata o Gabriel analista de sistemas da GR3 WEB.

Se você ainda não usa o WordPress, veja por que deveria.

Razões para usar o WordPress

1. É grátis!

Claro, você precisa comprar um domínio e hospedagem. Mas o WordPress em si é gratuito para baixar, instalar e atualizar.

2. Fácil de aprender e gerenciar

Existe uma curva de aprendizado para o WordPress, mas você certamente não precisa ser um desenvolvedor web para entendê-lo. Com um pouco de prática, você pode começar a trabalhar rapidamente. Se você conhece um pouco de HTML e CSS, tanto melhor.

Como o WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo (ou seja, banco de dados), uma atualização simples pode ser feita em todo o seu site com alguns cliques do mouse.

3. Lindos temas pré-construídos

Os temas do WordPress são modelos predefinidos que permitem estilizar o seu site sem ter que começar do zero.

Os temas também permitem que você desenvolva um site em uma fração do tempo e das despesas que costumava consumir.

Existem temas gratuitos, se você precisar apenas de algo básico, ou temas premium, que você pode comprar se realmente quiser jogar fora do parque.

Ao escolher um template, certifique-se de obter um que seja responsivo a dispositivos móveis, para que seja exibido em todos os dispositivos logo que sai da caixa.

Cerca de 60% de todas as visitas a sites são de dispositivos móveis … cerca de duas vezes o que era há apenas três anos. Portanto, ter um site pronto para celular é muito importante.

Aviso: recomendo enfaticamente o uso de temas de empresas de design de renome. Caso contrário, você pode se deparar com situações em que o tema tem um código defeituoso ou não é suportado pelo desenvolvedor do tema ou o desenvolvedor fecha as portas e você fica segurando o saco. Falo por experiência própria.

4. Plugin power.

Os plug-ins fornecem funcionalidades específicas ao seu site sem que você precise ser um programador de sites. Galerias de fotos, widgets de mídia social, formulários de inscrição, geradores de mapas de sites, você escolhe. Alguém em algum lugar desenvolveu um plugin para realizar sua tarefa.

Tal como acontece com os temas, existem plug-ins gratuitos, bem como plug-ins premium para compra e há milhares para escolher .

Também como os temas, use apenas plug-ins de desenvolvedores confiáveis. Um plugin bem desenhado deve funcionar imediatamente. Um plug-in mal codificado pode exigir que você mexa nele por horas para fazê-lo funcionar. Mais uma vez, falo por experiência própria.

5. Segurança em números.

A plataforma WordPress é usada por mais de 94 milhões de sites. Aproximadamente 1 em cada 5 sites auto-hospedados na Internet é alimentado por WordPress. É experimentado e testado.

É usado por grandes empresas e organizações como GM, Sebrae, CNN e Forbes, bem como indivíduos como Katy Perry, Kobe Bryant e Ariana Grande. 14,7% dos 100 principais sites do mundo usam WordPress.

Você não terá que se preocupar com o fato de o WordPress se tornar obsoleto ou sair do mercado. Eles estão aqui para ficar.

6. Toneladas de ajuda disponíveis se você tiver dúvidas.

Se você já teve uma dúvida sobre o WordPress, faça uma pesquisa no Google e garanto que encontrará alguém em algum lugar que encontrou o mesmo problema e como eles o resolveram. A Internet é uma coisa maravilhosa.

Para questões de programação mais complexas, há uma enorme comunidade de desenvolvedores com especialistas disponíveis para aluguel em praticamente qualquer tópico imaginável.

É por isso que gosto de usar tecnologias convencionais como o WordPress. A ajuda está sempre à distância de um telefonema ou e-mail.

7. Motor de busca amigável.

WordPress torna seu mecanismo de busca de conteúdo amigável. Afinal, conseguir que seu conteúdo seja classificado nos buscadores é um dos seus objetivos, certo?

Existem muitos plug-ins disponíveis para aprimorar a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) e tentei vários. Meu favorito é o WordPress SEO da Yoast.

8. Liberdade.

WordPress é uma tecnologia baseada na web, o que significa que você pode editar seu site 24 horas por dia, 7 dias por semana, de qualquer lugar do planeta em que tenha uma conexão com a Internet.

Não há necessidade de estar conectado ao seu PC de mesa para trabalhar no seu site. Você pode atualizar seu site com um iPad, se desejar.

O WordPress também permite que vários membros da equipe trabalhem em seu site simultaneamente para produtividade máxima.

Sobre o Autor