Quando se trata de divulgar sua loja na Internet, você sabia que existem ótimas ferramentas grátis?
Principalmente quem está começando nesse mundo digital, é preciso aplicar as estratégias certas com o objetivo de tornar seu negócio conhecido e atrair assim clientes em potencial.
A boa notícia é que, com o avanço das tecnologias, tudo ficou mais acessível, simples e fácil.
Mesmo quem não entende muito de marketing digital, não vai sentir muita dificuldade, basta dedicar um tempo para avaliar o que mais funciona para o seu tipo de negócio.
E pensando justamente em te ajudar, selecionamos aqui as melhores ferramentas para tornar sua marca visível e consequentemente, gerar mais vendas.
Por que é importante divulgar sua loja na Internet?
O principal motivo para divulgar sua loja na Internet é por que aí é que estão seus clientes potenciais.
Logo, é considerado hoje um dos caminhos mais eficazes para tornar uma marca mais visível, construir autoridade no seu nicho de mercado, já ir criando uma relação de confiança com seu cliente…
É claro que você pode contratar profissionais para fazer isso, mas nem sempre isso é possível, especialmente para quem está começando.
Mas aqui vai uma dica: depois de conhecer essas ferramentas, comece a aplicá-las e assim que os resultados acontecerem, poderia sim pensar em contar com a ajuda de pessoas mais experientes para alavancar ainda mais suas vendas.
No entanto, vamos focar aqui nessas ferramentas. Avalie cada uma delas e veja qual vai funcionar mais para sua loja.
Quais são as melhores ferramentas grátis para divulgar sua loja na Internet?
Vamos agora para a parte prática para divulgar sua loja na Internet.
Provavelmente, muitas delas você já conhece, mas talvez nunca tivesse pensado que serviriam para divulgar um negócio.
E quais são?
1.Instagram
O Instagram é uma das redes sociais com um grande apelo visual, sendo atualmente muito utilizada por pessoas para divulgarem seus negócios.
O ideal é que você crie uma conta profissional, pois isso passa mais autoridade e ao mesmo tempo, gera maior credibilidade.
Agora, lembre-se que as pessoas que acessam o seu perfil querem um conteúdo de valor. Por isso, você deve:
- Postar fotos e vídeos de qualidade;
- Manter uma certa frequência nas publicações;
- Fazerstories para interagir com seus seguidores;
- Responder sempre os comentários e perguntas.
Não é muito difícil divulgar sua loja na Internet usando o Instagram, e caso queira investir um pouco, vale a pena apostar nos anúncios, mas se seguir essas dicas acima, já vai conseguir ver resultados.
2.WhatsApp
Da mesma forma que no Instagram você deve criar uma conta profissional, saiba que existe um recurso chamado WhatsApp for Business.
Serve não apenas para divulgar um negócio, mas manter contato com clientes, enviar promoções, enfim, é um excelente canal de comunicação.
Se você pensar bem, praticamente todas as pessoas usam o WhatsApp, e por que não aproveitar esse aplicativo para divulgar sua loja na Internet?
E não é por se tratar de uma ferramenta grátis que significa que os recursos só se limitam ao envio de mensagens.
Você pode criar listas de contato, automatizar o envio de mensagens e outras opções.
3.E-mail marketing
Uma outra ferramenta que funciona muito para promover o seu negócio é o e-mail marketing, pois permite alcançarum público maior, assim como construir um relacionamento com seus clientes.
É preciso prestar atenção para seu e-mail não ser considerado spam. Para isso, seu cliente deve autorizar o recebimento.
Você pode aproveitar também essa ferramenta para fazer campanhas de lançamento de um produto, por exemplo, enviar um convite para acessar seu site, etc.
Embora essas sejam ótimas ferramentas, você não deve se descuidar da sua loja na Internet em si, que é o site da sua loja.
Dicas para uma loja na Internet de sucesso
Além disso, todas essas ferramentas para divulgar sua loja na Internet, deve ter em mente que o site da sua loja deve conter todas as informações para os usuários.
Confira algumas dicas para tornar sua loja virtual um sucesso:
- Site com boa navegabilidade;
- Boas fotos dos produtos;
- Investir na identidade visual da marca.
Por exemplo, o cliente que chega até a sua loja virtual, deve encontrar tudo o que procura de forma rápida e fácil, no menor tempo possível.
E ao aliar isso com o WhatsApp, Instagram e E-mail marketing, em pouco tempo a sua loja alcançará uma audiência realmente interessada nos seus produtos e/ou serviços.